Catalisador: como funciona, do que é feito e quando precisa ser trocado

Os carros geram uma grande quantidade de vapores e gases, também conhecidos como emissões, quando estão em funcionamento. As emissões contribuem para a poluição do ar, razão pela qual o catalisador é obrigatório desde 1997 no Brasil, afim de reduzir as emissões veiculares. Cada estado tem regulamentos que seguem as normas federais, que exigem que todos os carros registrados sejam testados para avaliar a produção de suas emissões.

O moderno sistema de exaustão nos veículos apresenta uma gama de peças que ajuda a controlar e torná-las ecologicamente corretas. Entre essas peças está o catalisador, que ajudou muitos fabricantes de automóveis a cumprir as normas estabelecidas pelo governo federal. 

Veja a seguir detalhes do seu funcionamento, do que é feito e quando precisa ser trocado.

O que o catalisador faz?

Um catalisador transforma os compostos nocivos das emissões de um motor em gases seguros, como o vapor. Ele funciona para dividir as moléculas inseguras nos gases que um carro produz antes que elas sejam liberadas no ar.

O catalisador está localizado na parte inferior de um veículo e parece uma grande caixa metálica. Há dois tubos que saem dele. O conversor utiliza esses dois tubos e o catalisador durante o processo de tornar os gases seguros para serem expelidos.

Os gases são trazidos do tubo de “entrada” conectado ao motor de um veículo. Estes são soprados sobre o catalisador, o que causa uma reação química que rompe os poluentes. Os gases menos nocivos agora percorrem o segundo tubo, ou a “saída”, que é conectada ao tubo de escape de um carro.

Como funciona o catalisador?

Essa peça automotiva utiliza metais raros, preciosos e, portanto, caros, como ouro, paládio ou ródio. Eles atuam como catalisadores em reações químicas que convertem óxidos de nitrogênio poluentes do ar, combustível não queimado e monóxido de carbono em nitrogênio velho simples, dióxido de carbono e água.

Ajudando a reduzir os poluentes transportados pelo ar que podem prejudicar as pessoas e o meio ambiente, transformando 90% das emissões nocivas em gases menos nocivos. Além disso, se tiver o cuidado de manter ele bem conservado, isso vai melhorar a eficiência e desempenho do seu carro.


Do que é feito um catalisador?

O catalisador é feito tipicamente de platina ou de um metal similar, como o paládio. Os gases fluem através de uma estrutura cerâmica alveolar localizada dentro da carcaça do gato. Isto é revestido com metais que têm trabalhos específicos que desempenham um papel na redução de emissões. Há dois tipos principais de catalisadores que podem ser apresentados em um carro:

  • Catalisadores de redução: Ajudam a reduzir a poluição por óxido de nitrogênio, removendo o oxigênio. Os óxidos de nitrogênio são decompostos em gases de nitrogênio e oxigênio, que por si sós são inofensivos.
  • Catalisadores de oxidação: Usados para transformar monóxido de carbono em dióxido de carbono através de um processo oposto de adição de oxigênio.  

Também localizado próximo ao catalisador está um sensor de oxigênio (O2), que funciona para dizer à unidade de controle eletrônico (ECU) de um carro quanto oxigênio é encontrado nos gases de escape. Isto ajuda um veículo a funcionar com uma relação ar/combustível mais eficiente, permitindo que o motor forneça ao conversor oxigênio suficiente para completar o processo de oxidação.

Quando preciso trocar o catalisador?

A verdade é que, nos veículos modernos, o catalisador deve durar a vida útil do carro, dada uma vida útil média de cerca de 160 mil quilômetros. 

Dito isto, as coisas que podem dar errado com os catalisadores prematuramente são uma batida brusco na unidade, como numa pedra ou burraco, o que poderia danificar o material catalisador ou a carcaça metálica, bloqueando o fluxo de gases de escape para fora da traseira (e prejudicando o desempenho do motor). 

Um motor que está queimando óleo em excesso também poderia desgastar o seu catalisador antes do seu tempo. Além disso, certos aditivos de combustível podem (e fazem) neutralizar e envelhecer prematuramente os catalisadores.

Às vezes, o proprietário de um carro pode sentir o cheiro de mau cheiro que emana do motor ou do sistema de escape. De cara, podem pensar ser o catalisador com defeito, mas pode ser uma quantidade enorme de outras coisas, por isso é melhor aconselhá-lo a ter um mecânico automotivo experiente para verificá-lo.

Há um exemplo em que você saberá com absoluta certeza que seu catalisador precisa ser substituído. E isto é, se ele for roubado! Sim, é triste mas é verdade: particularmente em tempos econômicos difíceis, os ladrões gostam de roubar essa peça, para trocar os metais caros dentro deles. Qualquer veículo pode ser vítima, embora as notícias digam que caminhões e utilitários esportivos de alta performance são os alvos mais suculentos. Um ladrão pode facilmente passar por baixo de um carro e usar uma serra ou chave inglesa alternativa para remover o catalisador do sistema de escape.

A boa notícia é que os catalisadores estão longe de ser considerados peças de manutenção. Ao contrário dos pneus, filtros ou peças de freio, um veículo moderno não exige substituição frequente dessa peça – se é que deve ser feita.
Para mais informações sobre catalisadores e outros conteúdos relacionados a peças automotivas, continue lendo nosso blog.

Catalisador: como funciona, do que é feito e quando precisa ser trocado

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