Combustível adulterado: o grande vilão do seu carro

combustivel adulterado

Com o aumento dos preços dos combustíveis, a adulteração tornou-se uma prática ilegal cada vez mais comum entre os golpistas para reduzir os custos de compra, garantindo o máximo lucro.

A fraude e a corrupção são particularmente predominantes no setor energético, e a indústria petrolífera não é poupada desta questão. Enquanto os métodos ilegais utilizados pelos traficantes mudam de acordo com o contexto e evoluem com o tempo, as consequências prejudiciais permanecem as mesmas para os governos, empresas de comercialização de petróleo, consumidores e o meio ambiente.

Neste artigo vamos nos concentrar na adulteração, suas consequências e o que fazer se descobrir que abasteceu com combustível adulterado.

O que é adulteração de combustível?

A adulteração de combustível envolve a mistura de uma substância estranha (ou seja, querosene, água ou outros solventes) com o combustível. É uma questão global usada para enganar os consumidores na compra de combustível, abaixo do padrão, para maximizar os lucros sem suportar os impactos perigosos desta atividade.

Assim como o roubo ou contrabando de mercadorias, a adulteração sempre leva a vários efeitos indesejáveis, pois a composição do combustível não corresponde mais aos padrões e requisitos de qualidade exigidos pelo INMETRO. Por este motivo, é crucial estar atento e saber as consequências disso em seu carro.

Quais são as consequências?

A principal questão com a introdução de substâncias adulteradas em seu veículo, é que ela deteriora os componentes do seu motor e pode causar uma série de falhas e prejuízos. Podemos identificar quatro conseqüências principais associadas à adulteração de combustível:

  • Questões ambientais e de saúde

A mistura de substâncias não controladas com combustível leva a maiores emissões de gases perigosos, tais como monóxido de carbono ou hidrocarbonetos. Ela afeta diretamente o nível de poluição do ar e pode ter sérios efeitos sobre a saúde, devido à presença de poluentes cancerígenos no ar.

  • Danos aos motores de automóveis e questões de segurança

O uso de combustível adulterado leva à perda de desempenho e eficiência, e muitas vezes causa danos no veículo, como resultado de falha prematura do motor. Para os usuários de automóveis, muitas vezes isso significa altos custos de manutenção e uma perda significativa na durabilidade de peças. Nos piores casos, ele pode até causar problemas de segurança nas estradas, uma vez que seu carro pode perder aceleração ou chegar a ter cortes bruscos de força no meio do seu trajeto.

  • Perda de impostos

Todo o propósito da adulteração de combustível para os traficantes é maximizar o lucro, para que eles comprem produtos de baixa tributação para misturá-los com o combustível, o que gera um enorme déficit de receitas para os governos.

  • Perda de confiança

Para governos e empresas de marketing de petróleo, a adulteração de combustível gera riscos de reputação e aumenta as reivindicações e insatisfação. Em geral, os consumidores tendem a culpar as autoridades pela má qualidade e pelos custos adicionais de manutenção que têm de suportar.

Como se proteger?

    Aqui vão algumas dicas básicas de como se proteger de combustíveis adulterados. Embora seja difícil de identificar isso na bomba de combustível, você pode tocar atitudes que lhe ajudaram em situações como essa:

  • Evite postos sem bandeiras reconhecidas no mercado, e com preços muito baixos, em relação aos outros da região. De preferência para postos com alta rotatividade de clientes. Os casos de gasolina adulterada que observamos aconteceram em áreas mais distantes da cidade e menores, e estes mesmos eram os mais relutantes em cobrir o custo dos reparos;
  • Sempre peça nota fiscal ao abastecer. Além de garantir que os impostos sejam repassados corretamente, você vai poder comprovar que uma transação comercial ocorreu em uma hora, data e local específicos. É também o primeiro passo para estabelecer um rastro de papel;
  • Outros carros podem ter se danificado nas proximidades, caso tenham recebido gasolina adulterada, como resultado do mesmo lote contaminado de combustível. Encontre-os e troque detalhes e informações. Provar que isso aconteceu com mais de um cliente, ajuda a eliminar outros fatores como a causa dos danos ao seu carro;
  • Reboque seu carro a um mecânico de confiança e reconhecido, caso perceba a fraude. Tanto o posto de gasolina quanto a companhia de seguros solicitaram um relatório do mecânico, certificando que os danos ao carro foram causados por combustível contaminado; 
  • Retire uma amostra do tanque e guarde, pois é provável que isso sirva de provas também, num caso como este;
  • Notifique a administração do posto de gasolina e sua sede por escrito. Isto não só ajuda a garantir que ninguém mais sofra de um lote contaminado, mas também vai estar documentando detalhadamente os eventos.
  • Verifique sua apólice de seguro, para ter certeza de que estará coberto por sinistros derivados de combustível adulterado. 

O que fazer se colocar o combustível adulterado no carro?

Você já girou a chave na ignição? Se não, não o faça! Os danos mais graves causados pelo uso de combustível adulterados, ocorrem após ligar a ignição.

Portanto, se você perceber que colocou um combustível contaminado em seu carro, antes de ligar o motor, você está com sorte. Aqui está o que você deve fazer:

  • Deixe seu motor desligado e evite colocar sua chave na ignição;
  • Deixe o pessoal do posto de gasolina saber o que aconteceu;
  • Colocar o carro em ponto morto;
  • Empurre ou reboque o carro para um lugar seguro;
  • Ligue para seu fornecedor de seguros o mais rápido possível ou leve para uma oficina de sua confiança;
  • Retire o combustível adulterado do tanque, e complete com litros suficientes para chegar num outro posto de gasolina.

Se você teve alguma peça do seu carro danificada, por conta de combustível de má qualidade, pode ser que precise dar uma passadinha na Genebra Autopeças – onde encontrará peças usadas de qualidade, com garantia e envio para todo o Brasil.

Photo by engin akyurt on Unsplash

Combustível adulterado: o grande vilão do seu carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo