Evolução dos chicotes elétricos na indústria automotiva

Um chicote de elétrico é um sistema de agrupamento especialmente projetado para manter numerosos fios ou cabos organizados. Em vez de rotear e conectar manualmente cada fio individualmente, os fios são cortados no comprimento, empacotados e fixados em caixas de terminais ou conectores para formar uma única peça. 

Importância do chicote elétrico

O chicote elétrico é uma composição compacta e organizada que permite a instalação de encaixe para reduzir o tempo de mão-de-obra e erro humano, além de permitir aos técnicos encaixar conjuntos complexos de fiação em espaços pequenos ou de difícil acesso.

Os feixes de fios envolvem dezenas de fios sobremoldados individualmente que se ramificam em diferentes direções e pontos de junção. Um carro de gama média tem quase mil interfaces de conexão, mais de trinta microprocessadores e centenas de pares de conectores, o comprimento total do fio utilizado de 1500 a 2000 metros. 

Devido a seu projeto freqüentemente complexo, os chicotes de baixa qualidade podem ter vários problemas sérios, especialmente nas juntas de terminação. Sem conector, sem eletricidade. É por isso que conectores de cablagem de alta qualidade são a marca registrada de um produto confiável e bem fabricado. 

Evolução dos chicotes elétricos e suas tecnologias embarcadas 

Os chicotes geralmente são divididos em conjuntos de instrumentos, conjuntos de motores e de carrocerias. Com o desenvolvimento da tecnologia da informação, a rede automotiva também tomou a direção do desenvolvimento modular. 

Devido à limitação do sinal de transmissão do fio, o desenvolvimento do veículo está cada vez mais limitado, e o cabo tem as vantagens de velocidade de transmissão rápida, grande capacidade, pequeno volume, forte confidencialidade e bom anti-empastelamento, etc. Mas logo o sistema de distribuição de energia e sinal em uma nova etapa de desenvolvimento, se tornará o futuro do processamento e intercâmbio de dados dos veículos, e eventualmente substituirá o tradicional chicote elétrico. 

Ao exemplo dos carros da classe D da BMW que têm usado a tecnologia de cabos de fibra óptica, bem como, o Japão que tem seguido até a fase de recarga elétrica propriamente dita. Atualmente, as novas tendências no desenvolvimento da fabricação de chicote elétrico são: 

  • Tecnologia de conexão multi-estação: refere-se ao feixe de cabos que podem conectar múltiplos dispositivos inteligentes e sistemas de conexão interna, que não só pode compartilhar a energia da bateria, aterramento confiável, mas também compartilhar dados, reduzindo muito a entrada e saída do módulo; devido à redução de um grande número de pontos de acoplamento, assim como, os custos de produção que são reduzidos.
  • Controlador: que pode compartilhar informações e evitar cabeamento individual, onde as vantagens são simplificar a fiação com estrutura compacta e reduzir o peso, além de reduzir os custos, é também mais preciso no diagnóstico de falhas. 
  • Caixa elétrica central integrada: é eletricamente equivalente a uma pequena subestação, distribuindo a energia da bateria para o chicote elétrico para cada circuito conforme necessário; em funções eletrônicas, como um pequeno centro de processamento de dados, enviando uma variedade de sinais. 

Questões comuns de conectores do chicote elétrico

Ao selecionar conectores de alta qualidade para seu chicote de arame, a função deve ditar as características do projeto. Aqui reside o problema. Sem um conhecimento funcional de como cada componente de conector contribui para o desempenho, os desenvolvedores muitas vezes acabam com um produto mal projetado.

Problemas nos conectores do chicote elétrico 

Os contatos são um dos pontos de falha mais comuns nos conectores do chicote elétrico. Os conectores são pequenos pinos metálicos e peças que se tocam para formar uma conexão elétrica. Se eles não forem devidamente protegidos, podem ficar encardidos ou corroídos, o que afetará o fluxo de eletricidade. Além disso, os conectores do chicote elétrico têm uma vida útil finita. Por isso, são projetados para o número de ciclos de encaixe necessário, e podem perder sua elasticidade com o tempo, fazendo com que o conector falhem.

Como funciona a conexão por crimpagem

A maioria dos chicotes elétricos usa uma técnica de engate para unir fios a conectores ou terminais. A crimpagem envolve o uso de uma ferramenta especializada para criar uma fusão estanque ao gás entre as duas partes. Entretanto, se for feito de forma incorreta, podem acarretar frisos soltos e permitir que a umidade penetre na junta e causar corrosão. Como resultado, os chicotes podem sofrer curto-circuitos, circuitos abertos ou falha elétrica total.

Alívio de tensão do chicote elétrico

O alívio de tensão é uma característica de projeto que permite a transferência de força em qualquer direção para aumentar a resistência mecânica da conexão. Se um conector não possuir alívio de tensão suficiente para a aplicação, a fiação pode se distanciar dos terminais adjacentes.

Cuidados com a integridade do seu chicote elétrico

Reunimos algumas dicas da equipe Genebra Autopeças para manter a integridade e conservar o funcionamento do seu chicote elétrico. Veja a seguir:

  • Evitar lavagem do compartimento do motor (onde boa parte dele está concentrada).  
  • Evitar fazer adaptações de equipamentos eletrônicos não originais fazendo cortes e emendas no chicote.
  • Em caso de alagamento do veículo a secagem no menor espaço de tempo é vital p/ manter a integridade do chicote.

Você procurando chicote elétrico usado para substituir no seu veículo? Então, dá uma olhada na nossa loja virtual.

Evolução dos chicotes elétricos na indústria automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo