Direção elétrica: funcionamento, defeitos e soluções

A direção elétrica do seu carro é suscetível a falhas ao longo do tempo, veja quais problemas podem surgir e como identificá-los. Neste artigo revisaremos como funciona este sistema, sinais de mau funcionamento e dicas de como resolver. 

Como a direção elétrica funciona

Conforme a tecnologia evolui na indústria automobilística, componentes mais modernos e que facilitam a direção vem sendo implementada, como é o caso da direção elétrica, que veio para substituir o sistema hidráulico. Houve uma transição, onde chegamos a ver carros com direção eletro-hidráulica, que era um híbrido entre os sistemas elétrico e hidráulico, que nada mais era do que uma bomba hidráulica controlada por um motor eletrônico.

Vamos direto ao assunto, o que é direção elétrica e como ela funciona? É um sistema de direção que usa eletricidade para mover as rodas, aumentando a força necessária para girar as rodas, ao invés de aplicar princípios hidráulicos.

Ele possui vários sensores que detectam os movimentos do motorista (velocidade, posição, torque), e que encaminham esses dados para uma unidade de controle elétrico, que os analisa e os aplica através do motor elétrico da direção.

À medida que a tecnologia evolui e novos sistemas são introduzidos, eles também vêm com seus altos e baixos. A seguir, vamos apresentar os problemas mais comuns desse sistema e responderemos a algumas perguntas alucinantes dos usuários, tais como “uma bateria ruim pode causar problemas de direção elétrica?

Problemas mais comuns na direção elétrica

Como todo componente mecânico e elétrico de um veículo, existem problemas que ocorrem com algum tempo de uso, como no caso dos sistemas de direção elétrica. A seguir estão listados os sintomas e problemas da direção elétrica que você deve estar atento.

  1. Problemas de alinhamento: um dos problemas bastante comum na direção elétrica são os problemas de alinhamento. Ou seja, a direção fica puxando para algum lado, enquanto você dirige, isso porque, em algumas situações o sistema elétrico pode fornecer mais torque e velocidade assistida em um dos lado, do que na outro. 

Por exemplo, o volante pode ser pesado ao virar para a direita e mais leve ao virar para a esquerda. Agora, se as rodas estiverem devidamente alinhadas, este problema pode ser do sensor do ângulo da direção. Para fixar o sensor do ângulo de direção, você precisa calibrá-lo para enviar dados precisos para a unidade de controle elétrico. Uma vez calibrada, a unidade de controle começará a fornecer a quantidade necessária de torque e velocidade de assistência.

  1. Falta de potência: se você notar falta de potência ao girar o volante do seu carro, pode ser que os códigos de diagnóstico tenham ativado o modo de segurança, resultando numa falha na assistência de direção assistida. Para corrigir isso, é necessário diagnosticar e reiniciar o sistema.
  1. Ruídos no volante: se você começar ouvir sons estranhos no seu volante, é provável que tenha algum problema na coluna ou caixa de direção. Se o barulho soar rangendo, pode ser do módulo de controle da direção elétrica.
  1. Potência desigual na direção: se sentir que a potência tem distribuído mal a direção entre direita e esquerda, é provável que haja problemas com: alinhamento de uma ou mais rodas, bomba/cremalheira de direção elétrica, calibração do sensor de torque, unidade de controle elétrico da direção.
  1. Direção dura ou pesada: um volante rígido ou pesado é normalmente causado pelos seguintes fatores: eixo da coluna de direção, unidade de controle elétrico de direção, cremalheira/bomba de direção elétrica ou sensor de torque. 

Perguntas frequentes sobre direção elétrica

Neste tópico vamos responder dúvidas que sempre surgem ao falar sobre direção elétrica. Veja algumas delas:

Se a bateria estiver com pouca carga, isso afetará a direção elétrica?

Sim, se você possui um carro com direção elétrica e a bateria estiver fraca por qualquer razão, o sistema pode desligar a direção elétrica. Pode ser perigoso se o módulo de controle da direção desligar o carro, enquanto estiver em movimento. No entanto, se isso acontecer, você ainda pode girar o volante, mas isso exigirá mais esforço.

A direção elétrica pode ser ajustada?

Sim, a direção elétrica pode ser modificada para se adequar às preferências individuais, uma vez que é controlada eletricamente. Por exemplo, você pode modificar o peso da direção para estabilidade de alta velocidade e sensação de direção.

O que significa quando a luz de direção elétrica acende?

A luz da direção elétrica normalmente acende no painel para notificar o motorista sobre um problema no sistema. Ao contrário da direção hidráulica, esta não utiliza o fluido. Então, se a luz acender, não há nível de fluido de direção a ser verificado; ao invés disso, deve estar relacionado com a bateria, como vimos anteriormente.

Como você verifica os problemas de direção de energia elétrica?

Para diagnosticar ou fazer a manutenção adequada do sistema, a concessionária da marca do seu veículo ou seu mecânico de confiança precisam verificar o seguinte:

  • Realizar uma varredura para diagnosticar falhas no sistema elétrico do seu veículo;
  • Procurar uma loja de peças de qualidade para buscar peças de reposição, quando necessário;
  • Manutenção e verificação períodica dos componentes de direção, tais como calibragem dos pneus, alinhamento e balanceamento, assim como, bateria que mantenha a potência de carga elétrica com total capacidade de funcionamento.

Agora, se por algum motivo a sua direção elétrica foi totalmente comprometida e precisa fazer a reposição, nós da Genebra Autopeças podemos te ajudar. Consulte nossa loja virtual e confira os modelos originais usados disponíveis

Direção elétrica: funcionamento, defeitos e soluções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo