Peças usadas: leia antes de comprar

peças usadas

A indústria automobilística está em constante expansão, uma vez que os automóveis estão agora a ser considerados como um bem indispensável. Quase todas as famílias utilizam carros pessoais para o transporte e outros fins. É por isso que a manutenção dos veículos se tornou parte da rotina de muita gente, até porque isso significa ter boas condições de chegar ao trabalho.

Quando certas peças envelhecem com o tempo ou são danificadas, o que torna indispensável procurar substituições. A razão pela qual muitas pessoas optam por peças usadas deve-se à economia e qualidade da peça. Isto é compreensível. Contudo, é fundamental compreender as implicações de certos componentes do seu veículo. Exemplo, se estiver comprando um espelho lateral, então um item usado e em boas condições pode ser suficiente. 

Dito isso, abaixo estão algumas dicas práticas para comprar peças usadas com mais segurança.

Dicas para saber escolher peças

Saber quais as peças que necessita é fundamental na hora de escolher. Isto significa olhar para o problema exato, verificar o manual, e procurar os componentes que precisam de ser substituídos. Para isso, pode verificar o Número de Identificação do Veículo (VIN) ou utilizar o número do chassis se o VIN não estiver disponível. 

Caso não haja nenhum dos dois, uma abordagem prática é levar consigo a peça do carro a ser substituída e mostrá-la ao vendedor ou ao representante da loja. Você pode ainda, pedir para o seu mecânico te enviar uma foto da peça via WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens instantâneas e mostrar ao vendedor, para eliminar dúvidas quanto ao modelo. 

Cuidados ao comprar peças usadas

Lembre-se que muitos destes itens podem sofrer “rejuvenescimento” para que pareçam novos. Podem parecer perfeitos e ainda assim ter fissuras ou defeitos que podem vir a se apresentar mais tarde. Se a loja não oferecer qualquer garantia ou reembolso pelas suas compras, então estará desperdiçando o seu dinheiro com um produto inútil.

Pergunte sempre sobre o tempo de uso das peças. O vendedor deve conhecer a quilometragem do veículo de onde foi retirada. Um outro ponto importante a ser questionado, é se o artigo já sofreu modificações, reparações ou reconstruções. Se receber uma resposta menos do que definitiva, então avalie pelo preço. Se for muito inferior ao que se pode esperar, então é mais um reflexo da história incerta do item.

Se a sua dúvida é entre O que compensa mais entre peças paralelas novas e originais usadas e novas – então clica neste link para ler um artigo completo sobre esse assunto. 

Compreender a política de troca ou devolução da auto peças

Uma excelente abordagem na compra de peças usadas é procurar uma loja que tenha uma política de devoluções. Infelizmente, algumas lojas de autopeças não aceitam devoluções de produtos nem emitem reembolsos para os itens comprados. Nesses casos, não é prático lidar com eles, por isso certifique-se de fazer transações com uma loja de auto peças que tenha uma política de devoluções bem definida. Por exemplo, existem lojas que só aceitam reembolsos ou devoluções no prazo de 30 dias.

Dito isto, prestar atenção às considerações de garantia, para que saiba como proceder quando as peças compradas apresentarem problemas ou não correspondem ao modelo do seu carro. Faça o que fizer, não saia da loja sem uma ideia muito clara sobre a sua política de devolução. Mais uma vez, é importante enfatizar a importância de ter o número da peça e/ou modelo certo para o salvar os incômodos.

Onde comprar peças usadas

Quando se trata de compra de peças usadas, saiba que não é fácil encontrar vendedores de confiança ou respeitáveis no mercado. Apesar disso, existem muitas ofertas de vendas de peças de veículos, seja online ou desmanche. É preciso garantir que esteja comprando peças legítimas e que não tenham danos graves ao ponto de causar problemas tão logo. Assegure-se de realizar uma pesquisa exaustiva pelos sites que ofereçam o que precisa e de verificar os comentários dos últimos consumidores, para ter uma ideia de como esse fornecedor está entregando seus produtos. 

O que é primordial é consultar o nome da loja em sites de reclamação como o Reclame Aqui, assim você poderá ler mais sobre a reputação de tal empresa e como tem lidado com os seus clientes insatisfeitos.

Agora, se quer um fornecedor de confiança, conheça a Genebra Autopeças com mais de 23 anos de experiência no mercado. Atuando na compra de veículos de seguradoras, assim como na desmontagem e comercialização de suas peças, garantindo procedência e qualidade de cada item. Além disso, a empresa entrega diferenciais como agilidade, garantia e rastreabilidade de cada uma das peças adquiridas e comercializadas.

Peças usadas: leia antes de comprar

Um pensamento em “Peças usadas: leia antes de comprar

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo