Motores regulamentados e com procedência

motores usados

Ao contrário do que algumas pessoas possam acreditar, não há absolutamente nada de errado em comprar motores usados. Além de ser uma ótima maneira de economizar, quando se está tentando fazer seu carro voltar à estrada. Se você quer entender como se faz a regularização de motores adquiridos em autopeças e dicas de como verificar a procedência, confira este artigo.

Como verificar procedência de motores usados

A parte complicada de comprar um motor usado é que nunca se pode ter 100% de certeza sobre as suas condições. É seguro assumir que nenhum vendedor o deixaria desmontar o motor e inspecionar os componentes do motor peça por peça. 

Contudo, há alguns pontos essenciais que podem ajudar a saber se são de boa procedência. Em primeiro lugar, é preciso descobrir a história de vida do motor, desde a fabricação até ao momento em que foi colocado à venda. Isso vai te dar uma ideia do desgaste que pode ter sofrido.

Além disso, esse histórico pode te dizer porque está à venda. O veículo foi destruído num acidente grave? Ou será que o proprietário só queria atualizar para um carro ou motor melhor? A resposta é importante porque, se tiver havido um incidente significativo, poderá haver danos nos componentes do motor que podem ser descobertos com o tempo de uso.

Você deve verificar o dossiê de cada motor que tem em vista e deve ser fornecido pela loja de autopeças onde está adquirindo seu motor. É preciso exigir a nota fiscal de aquisição (seja procedente de leilão ou pessoa física) e certificado de baixa registrado no DETRAN

Testes de verificação

Você deve querer saber se o motor já passou por algum tipo de teste ou inspeção. Supondo que está comprando a um vendedor particular, a probabilidade de ele ter testado o motor pode ser relativamente baixa. Contudo, uma loja de autopeças com produtos de boa qualidade e procedência, provavelmente realiza testes como parte de seu procedimento padrão.

Fique atento! Peça para rever toda a documentação que vem com o motor, incluindo a verificação da quilometragem. Procurar empresas sérias podem ser excelentes formas de comprar motores usados com mais tranquilidade. Pelo menos assim, saberá que as probabilidades de ter peças e componentes danificados são menores.

Regularização de motores

Segundo o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro: “nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica”. Portanto, antes de fazer a troca do seu motor, o responsável pelo veículo deve apresentar um requerimento ao DETRAN correspondente a região de registro do mesmo para ser autorizado a substituir este componente. 

Veja o passo a passo a seguir:

  • Após a montagem do motor do veículo é preciso levá-lo à uma empresa credenciada ao DETRAN, para que eles façam uma vistoria e emitam um laudo com o número de registro do motor. 
  • Você deverá reunir este laudo aos documentos listados a seguir antes de dirigir ao DETRAN para concluir o processo de regularização do motor
  • Recolher a taxa correspondente a este serviço (DETRAN SC aqui).
  • Aguardar o prazo da conclusão do processo estabelecido pela unidade.
  • Emitir o documento (CRLVe) no Portal DETRAN Digital.

Documentação necessária para regularização de substituição de motor em veículos

  • Requerimento do proprietário, indicando a alteração (ou alterações) a ser realizada;
  • Documentação de identificação pessoal;
  • CRV original;
  • Comprovante de residência;
  • Nota Fiscal do motor (neste caso, da loja onde foi adquirido);
  • Certificado de Segurança Veicular – CSV;
  • Laudo de Vistoria de Veículos Automotores (ECV – Empresa Credenciada).

Dicas essenciais para comprar motores usados

Agora que já sabe como verificar a procedência, chegou a hora de saber efetivar a compra do seu motor usado com segurança. Então, vamos às dicas essenciais: pergunte sobre qualquer garantia ou suporte pós-venda que será fornecido. As lojas de autopeças normalmente possuem garantia de algum tipo (alguns meses pelo menos). 

Por fim, verifique a reputação do revendedor. Leia as opiniões no Reclame Aqui (se houver), para se certificar de que é um fornecedor legítimo, que vende motores de qualidade, garantia e um excelente serviço ao cliente.

Está procurando uma loja de autopeças de confiança? A Genebra Auto Peças pode te ajudar neste processo de compra de motores usados de primeira linha. Conheça agora mesmo nossa loja virtual e encontre o modelo ideal para o seu veículo.

Motores regulamentados e com procedência
Rolar para o topo