Qual a diferença entre carros elétricos e híbridos?

Os veículos elétricos estão ganhando popularidade no mundo todo à medida que as pessoas se preocupam mais com a mudança climática. Se você está pensando em mudar para um carro ecológico, continue lendo. Apontaremos as principais diferenças entre eles.

Como se move um carro elétrico?

Enquanto os veículos convencionais funcionam com gasolina, que emite monóxido de carbono e outros gases no meio ambiente, os carros elétricos (EVs), queimam menos e realizam emissões mais limpas a cada km rodado.

Os carros elétricos armazenam sua energia em uma bateria de íons de lítio, que alimenta um motor elétrico. Uma transmissão de velocidade única envia energia do motor para as rodas, permitindo que o carro se movimente. Em geral, os EVs têm menos peças do que seus veículos convencionais equivalentes. Eles também têm menos componentes que os veículos híbridos ou híbridos plug-in, tornando-os uma escolha ecologicamente correta em vários níveis.

As peças dos carros elétricos e convencionais são diferentes?

Naturalmente, a grande diferença entre os carros convencionais e carros elétricos está em como eles são movidos. Basicamente, o que muda são a forma como são alimentados (gasolina ou energia elétrica) e os componentes internos, tais como peças e partes do motor. Os carros elétricos tem partida, a partir de um ou mais motor-gerador elétrico. Enquanto, os carros convencionais usam um motor de combustão interna, com pistões móveis que se movimentam para que o veículo ganhe movimento e continue rodando. 

A energia para alimentar os motogeradores elétricos é armazenada na bateria, mas não a típica bateria de chumbo-ácido de 12V que estamos acostumados a ver nos carros convencionais. As baterias dos carros elétricos são geralmente de íon-lítio, o que embala mais energia em um pacote menor. Em vez de reabastecer um carro elétrico, você o recarrega. Onde um carro convencional tem um tanque de gasolina que precisa ser reabastecido, um elétrico possui um conector para ser carregado em casa ou numa estação, como num posto de gasolina.

Como é a mecânica dos carros híbridos?

Os veículos híbridos têm dois motores, o motor de combustão interna com vela de ignição e um motor de tração elétrica alimentado por uma bateria de íons de lítio semelhante aos elétricos, mas com uma capacidade menor. Como os EVs, os veículos híbridos utilizam essa bateria para alimentar o motor – mas somente em determinadas circunstâncias. Os veículos híbridos dependem de um motor de combustão interna para a maior parte de sua condução.

As baterias de carros híbridos suportam uma carga menor que um EV, e a bateria é carregada quando o motor a gasolina funciona. Isto ajuda os carros híbridos a obter melhor quilometragem no trânsito, o que é o oposto dos veículos totalmente movidos a gás, que sofrem com um número menor de quilometragem nas ruas movimentadas da cidade e podem alcançar melhor economia de combustível em rodovias numa velocidade constante.

Quais são os benefícios dos veículos híbridos plug-in?

Os veículos híbridos geralmente percorrem uma média de 15 a 20 km com uma única carga de bateria, antes do motor a combustão entrar em funcionamento, já os veículos híbridos plug-in estendem esse alcance até 70 km com uma única carga. 

Em tráfego urbano, a tecnologia PHEV também recarrega através da frenagem regenerativa, entregando uma autonomia ainda maior. Os motoristas podem usar o PHEV em uma viagem curta, sem precisar abastecer seu tanque de gasolina, se tornando perfeito para alguém que dirige curtas distâncias e também possuem acesso ao seu próprio carregador (estação de carga EV local ou em sua casa).

Entre carros híbridos e elétricos: qual é mais verde?

Se você estiver comparando veículos híbridos e elétricos, os EVs sairão na frente como a escolha mais sustentável. Especialmente se você usar energia solar ou eólica limpa para carregar EV, você eliminará a utilização de combustíveis fósseis para alimentar seu carro.

Dependendo de seus hábitos de direção, um híbrido plug-in pode ser tão sustentável quanto um elétrico. Se você fizer apenas viagens curtas e depois carregar a bateria até uma carga completa antes de sua próxima viagem, você não queimará gasolina. Entretanto, um EV híbrido plug-in ainda tem mais componentes e peças convencionais que requerem manutenção, o que aumenta o uso total de carbono, tanto para a fabricação quanto para a utilização.

Espero que tenha entendido um pouco mais deste funcionamento interno dos carros elétricos e híbridos e porque eles têm vindo para mudar os nossos hábitos de consumo e formas de locomover. Conta para a gente, você espera ter um carro desses em quanto tempo? Se já possui um e está precisando de peças usadas de qualidade, consulte o catálogo on-line da Genebra Auto Peças.

Qual a diferença entre carros elétricos e híbridos?
Rolar para o topo