Desmanche para comprar peças usadas 

desmanche

Você já deve ter ouvido falar que peças automotivas em desmanche são mais baratas. Mas aposto que como muitos, fica com aquela dúvida se é confiável, se essa é uma prática legal em termos jurídicos e ecológicos. 

Neste artigo, vamos desmistificar esse assunto, te mostrando o passo a passo de um processo de desmanche e como reconhecer um estabelecimento credenciado e com práticas legais.

Como funciona um desmanche regulamentado

De antemão, você precisa saber que esta é uma prática totalmente legalizada no nosso país, desde que a Lei do Desmanche (12.977/2014) se tornou vigente no dia 20 de Maio de 2015. É sob os aspectos dessa prescrição federal, que as atividades de desmanche e comércio de peças usadas de veículos são regulamentadas.

Quer saber de onde vem os veículos de desmanche para a revenda de peças? 

Os veículos automotores (carros, caminhões, ônibus e motos) que serão desmanchados, podem ser adquiridos diretamente de Pessoas Físicas (PF) ou por meio de leilões públicos ou privados. Onde as empresas interessadas em revender suas peças, arrematam e levam para o local de desmontagem.

Com a normatização da prática de desmanche, houve uma diminuição no número de furtos e roubos de veículos associados a venda de peças usadas. Dessa forma, o credenciamento de empresas de desmanche, ocorre por meio do Detran de cada estado. É este órgão que mantém essa garantia de segurança das peças comercializadas.

Agora vamos entender um pouquinho mais o que contempla o desmanche: trata-se da atividade de desmontar um veículo, para que suas peças ou conjunto de peças usadas sejam destinadas à revenda, reposição ou outros fins. Agora, quando falamos de uma empresa de desmontagem ou desmanche, nos referimos aos empresários individuais ou sociedades empresárias que realizam tais atividades.

Vale lembrar, que para isso a empresa precisa estar registrada no órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal onde atua.

Passo a passo da desmontagem

Agora, nós vamos contar um pouquinho do zelo que a Genebra Autopeças tem com as peças em todo o processo de desmontagem dos veículos.

  • Assim que o veículo chega aqui na empresa, ele é encaminhado para a descontaminação – uma pré-lavagem é efetuada em toda a parte externa do veículo; 
  • Em seguida, é extraído todos os resíduos de óleo, que são armazenados e posteriormente coletados por uma empresa licenciada a ANP e aos órgãos ambientais competentes;
  • O setor responsável, dá andamento na documentação: conferindo o histórico do veículo no sistema do Detran credenciado; e lançando o fechamento da numeração de chassi, motor, câmbio para liberação da retirada de peças;
  • O desmontador responsável realiza um check-list das peças, verificando os desgastes dos componentes, usabilidade e descarte quando há danos irreparáveis;
  • Após a verificação do desmontador , as peças classificadas para uso são separadas, identificadas com etiquetas rastreáveis e lançadas no sistema;
  • Nessa separação, algumas peças são enviadas para uma nova verificação – pois muitas vezes podem conter algum dano que precisa ser reparado. Para isso, o desmontador confere a viabilidade de utilizá-la. Quando possível, realizará a manutenção necessária ou então enviará para o descarte.
  • Os componentes e peças que não serão revendidos, são separados por categorias de material e encaminhados para as empresas de reciclagem credenciadas;
  • Depois destes procedimentos, as peças estarão prontas para serem armazenadas em estoque até a revenda;
  • Aqui, nós ainda temos a etapa de fotografar cada peça e cadastrar no site, pois contamos com a venda, por meio de comércio eletrônico.

Credenciamento no Detran 

Você sabia que para comercializar peças usadas é preciso possuir um certificado junto ao Detran Estadual? Isso mesmo, como vimos anteriormente, o funcionamento dos desmanches estão condicionados ao credenciamento e comprovação dos seguintes requisitos:

  • apresentar documentos de identificação da empresa e dos empresários;
  • possuir estrutura de desmontagem adequada e vistoriada para os fins da atividade;
  • estar licenciado junto aos órgãos ambientais;
  • possuir alvará de funcionamento expedido pela autoridade local.

            Agora, por que isso é tão importante para o consumidor? Se você estiver negociando com uma empresa credenciada ao DETRAN, terá a certeza de que está adquirindo um produto original, com garantia de procedência (veículo baixado), com menor impacto ambiental. 

Na compra, o consumidor pode e deve buscar verificar se a empresa revendedora é credenciada e regulamentada, consultando a página do DETRAN do estado onde a loja se encontra. 

Desmanche de confiança

Se você quer saber como reconhecer um desmanche de confiança, fique atento aos seguintes aspectos:

Procedência: ao negociar com um desmanche, confira a origem do produto – solicitando o número da placa e chassi do veículo, para que possa consultar a baixa do Detran SC (no caso do veículo ser deste estado). Isso garantirá a verificação da procedência da peça a ser comprada.

  • Sustentável: como vimos, no processo de desmontagem, existem procedimentos que podem impactar diretamente na redução de impacto ambiental. Procure conhecer os processos de descarte da empresa, desde a descontaminação do veículo até o descarte de resíduos de óleo, peças ou carcaça do veículo. 

Agora que compreendeu melhor como funciona um desmanche, você poderá encontrar peças usadas para o seu veículo com custo mais acessível e segurança ao efetuar sua compra. 

Consulte o estoque on-line da Genebra Autopeças, se está em busca de agilidade, garantia e rastreabilidade de cada uma das peças adquiridas.

Desmanche para comprar peças usadas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo