Novo Onix 1.0 Turbo: prós e contras

Você quer saber mais do Onix 1.0 Turbo? A Genebra Auto Peças te conta qual a posição no segmento dos Hatchs este Chevrolet ocupa, as caracteristicas do modelo, versões, ficha técnica completa e principais defeitos apresentados. 

Posição no segmento dos Hatchs

O Chevrolet Onix alcançou o ápice de vendas entre os anos de 2015 e 2020, ocupando a primeira posição na categoria dos Hatchs mais vendidos durante 6 anos consecutivos, segundo a Revista Quatro Rodas. No ano passado, sofreu uma queda brusca, quando caiu para 4º lugar, com 73.623 emplacamentos contra 86.455 do líder Hyundai HB20.

Caracteristicas do modelo

O Onix 1.0 Turbo é o carro com preço mais competitivo da Chevrolet atualmente. E por este motivo, o modelo conta com o mesmo motor para toda a família Onix. Desde a versão de entrada até o Onix Plus e sua variação aspirada e turbo. 

O motor é o Ecotec 1.0, de 3 cilindros em linha e 12 válvulas. O bloco é de alumínio, equipado com correia dentada imersa em óleo, como alternativa para redução de barulhos. A injeção é multiponto e não direta.

Neste artigo, vamos dar foco maior no motor 1.0 turbo, que atinge potência máxima de 116 cv e torque de 16,8 kgfm. É preciso efatizar que dentre as variações nas versões, somente o modelo de entrada possui o 1.0 aspirado

Consumo de combustível

A versão 1.0 com turbocompressor possui um desempenho bem maior, sem que isso aumente o consumo. Na verdade, o Onix Turbo tem ótimas médias, veja a seguir:

▪ Etanol: 9,4 km/l (trecho urbano) e 11,2 km/l (rodovia); 

▪ Gasolina: 13,5 km/l (trecho urbano) e 16 km/l (rodovia).

Versões do Chevrolet Onix 1.0 Turbo 2022

Quer saber quais são as verões que este veículo possui? Uma lista completa abaixo:

  • Chevrolet Onix 1.0 Turbo Automático 2022
  • Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo Manual 2022
  • Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo Automático 2022
  • Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Manual 2022
  • Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo Automático 2022
  • Chevrolet Onix RS 1.0 Turbo Automático 2022
  • Chevrolet Onix Premier 1.0 Turbo Automático 2022
  • Chevrolet Onix Premier 2 1.0 Turbo Automático 2022

Ficha técnica do Onix 1.0 Turbo

Motor   1.0 Turbo
TipoDianteiro transversal
Número de cilindros3 em linha
Válvulas, total12 (DOHC)
Taxa de compressão10,5
Injeção eletrônica de combustívelM.P.F.I.
Potência Máxima Gasolina / Etanol 116 cv (85 Kw/ 114 hp) 
Torque Máximo LíquidoGasolina: 16.3 kgfm Etanol: 16.8 kgfm 

Defeitos de fábrica mais comuns do Novo Onix 

Os problemas mais comuns do Onix Turbo 2022 reportado nos fóruns e revisões de portais especializados são: 

  • ​​Ar-condicionado pouco eficiente;
  • Ausência do filtro de ar-condicionado;
  • Barulhos na carroceria e ruídos no banco traseiro;
  • O motor apaga em movimento;
  • Perda de pressão no pedal do freio;
  • Direção hidráulica apresenta ruídos.

Agora vamos detalhar alguns defeitos que encontramos apenas no Reclame Aqui e sabemos de nosso vivência com o modelo em nosso dia-a-dia, com relatos de clientes em buscas de peças deste veículo.

Correia dentada

Na versão 1.0 turbo e 1.0 aspirado: o motor apresenta problemas devido a um desgaste precoce e acelerado na correia dentada – que já causou diversos rompimentos sem aviso prévio, levando até a perda total do motor. 

O que acontece? O carro para de repente, a rotação cai e ele morre de uma vez. Para quem não sabe essa é uma peça fundamental para o funcionamento de qualquer veículo. Pois é ela quem realiza a ligação do eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor. 

A sua principal função é sincronizar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de no momento certo. Então, se ela se rompe ou para de funcionar, o motor certamente vai parar e dependendo de como ocorre, pode danificar outras peças e causar um barulho intenso.

Se você está com este problema e está procurando um motor original usado do Onix com certificação e baixa no Detran? Dá uma olhada nessas ofertas na nossa loja virtual.

Carcaça da transmissão

Como o Onix 2022 possui a dianteira levemente rebaixada, o conjunto do motor e o câmbio ficam suscetíveis a colisões, a depender do terreno e da direção do motor em determinadas lombadas físicas ou desníveis do solo. Por este motivo, é comum que haja a quebra da carcaça da transmissão automática, que são constantemente atingidas e sofrem rachaduras com seu impacto no solo.

Agora, se o seu caso é este relato anteriormente, veja as opções de caixa de câmbio automático e câmbio manual 6 marchas do Onix 1.0 Turbo.

Na Genebra Auto Peças todos as peças possuem garantia de 90 dias e podem ser devolvidas dentro do prazo de 7 dias – por desistência da compra, avaria constatadas no recebimento ou inconformidades contatadas dentro do tempo de garantia. 

Em todos os casos, as trocas e devoluções são efetuadas desde que o produto esteja com o lacre de garantia preservado e também nas mesmas condições em que foi recebido. Isso é, sem modificações, pinturas, riscos, lixações e/ou ações similares na peça. 

Qualquer dúvida entre em contato via WhatsApp com nosso atendimento.

Novo Onix 1.0 Turbo: prós e contras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo