Corolla: avaliação honesta

O Toyota Corolla 2022 é um carro compacto, confortável e atraente, com padrões de  segurança robustos. O modelo também conta com excelente qualidade de pilotagem e bom desempenho, para quem gosta de pegar estrada.

Posição no segmento dos sedãs médios

Para os seguidores e amantes da Toyota, não deve ser uma novidade saber que o Corolla lidera o ranking de vendas dos sedãs médios no Brasil, já faz algum tempo. Há pelo menos 3 anos atrás, isso virou realidade, quando apresentou sua nova geração, cheia de novidades no design e componentes tecnológicos. 

Na classificação geral, ele aparece em 13º lugar entre os carros mais vendidos do país, à frente de muitos modelos de SUVs e outros veículos populares com custo menor.

Principais concorrentes do segmento

Os principais concorrentes do Corolla são Honda Civic, Chevrolet Cruze, o CAOA Chery Arrizo e o Volkswagen Jetta. Como vimos no início do artigo, este modelo está como líder da categoria disparado já fazem alguns anos. 

Então, que tal detalhar esses números? Dá uma olhada nos números de emplacamentos de 2021 de cada um deles.

• 1º lugar – Corolla: 41.902

• 2º lugar – Civic: 18.949

• 3º lugar – Cruze: 7.090

• 4º lugar – CAOA Chery Arrizo: 3.469

• 5º lugar –  Volkswagen Jetta: 2.927

A diferença do líder para o seu sucessor é gritante, e ainda que se some todas as vendas anuais dos outros modelos, eles juntos não são capazes de superar o Corolla.

Características do modelo

O novo Corolla possui diferentes versões e combinações de motores, um deles está equipado com o Flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V. Este conjunto vem acompanhado da transmissão CVT Direct Shift de 10 marchas e alcança 177 cavalos de potência a 6.600 rpm, bem como, 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm.

A grande novidade desse modelo é a versão híbrido flex, capaz de combinar três motores. Trabalhando de forma única, com dois motores elétricos e outro flex a combustão, além de transmissão hybrid transaxle.

Esse arranjo funcionada da seguinte forma: motor 1.8 16V Flex, com 101 cv a 5.200 rpm e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm, e outros 2 motores elétricos, o MG1 e MG2, com 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque cada. 

Versões do Corolla 2022

Existem algumas variações no novo Corolla, que vão desde a combinações dos motores até itens opcionais. Veja quais são:

  • Toyota Corolla GLi 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla GR-S 2.0 Flex 2022
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 2022
  • Toyota Corolla Altis Hybrid Premium 2022

Itens de série 

  • Volante com acabamento diferenciado;
  • Manopla do câmbio com detalhe em couro (cor preta);
  • Retrovisores e elétricos e combinando com a cor do veículo;
  • Pisca alerta integrado;
  • Display de TFT de 4,2 polegadas (digital e colorido);
  • Ar-condicionado quente e frio com filtro antipólen;
  • Banco do motorista com 6 opções de ajustes: altura, distância e inclinação.

Ficha técnica

MotorMotor 2.0 FlexModelo Híbrido
TipoDianteiro transversal, Gasolina e EtanolDianteiro transversal, Gasolina e Etanol
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm319861798
Válvulas1616
Taxa de compressão13:113:1
Injeção eletrônica de combustívelDireta e indireta, MultipontoMultiponto
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 169 cv @ 6600 rpm / Etanol: 177 cv @ 6600 rpmGasolina: 98 cv @ 5200 rpm / Etanol: 101 cv @ 5200 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 21,4 kgfm @ 4400 rpm / Etanol: 21,4 kgfm @ 4400 rpmGasolina e etanol: 14,5 kgfm @ 3600 rpm
Transmissão
TipoCVT 10 marchasCVT 10 marchas
Freios
TipoDisco ventilado / disco sólidoDisco ventilado / disco sólido
Direção
TipoElétricaElétrica

Pontos fracos do Corolla 2022

Apesar da Toyota ser uma marca inquestionável, com ótima durabilidade, peças de excelente qualidade e economia. A nova versão do Corolla vem sendo comentada pela sua baixa autonomia em termos de consumo. 

Dá uma olhada no consumo médio: 

• Versão híbrido

Gasolina: 14,5 km/l na rodovia e 16,3 km/l em trechos urbanos;

Etanol: 9,9 km/l em trechos rodoviários e 10,9 km/l em trajetos urbanos;

• Versão convencional (motor 2.0):

Gasolina: 9,7 km/l em trechos rodoviários e 11,6 km/l em trechos urbanos;

Etanol: 13,9 km/l na estrada e 8,0 km/l na cidade.

Dá para perceber com os número acima, que na versão híbrido, ele possui excelente autonomia em trajetos urbanos, com baixa aceleração e alta quantidade de frenagem, já em trechos rodoviários, esses números caem bastante, o que não é o esperado para um sedã.

Então, podemos considerar que este é um ponto fraco da versão híbrida. Na versão do veículo 100% à combustão a autonomia em trajetos longos (rodoviário) é maior que nos trajetos urbanos, mas os números a gasolina são menores, do que no etanol, o que também não é nada convencional – ainda que traga um certo custo-benefício, visto que o custo do litro é menor.


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Corolla: avaliação honesta

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