Dicas para empoderar mulheres em ambientes automotivos

Ainda é difícil para uma mulher entrar em ambientes dominados pelos homens, como lojas de autopeças e oficinas, isso porque os estereótipos de gênero existem e precisamos saber lidar com eles. Se você é mulher e não quer ser enganada, discriminada pagando mais, do que os homens por conserto e peças para o seu veículo.

Como ser mulher e se preparar para consertar o seu carro

A primeira dica para evitar a discriminação de gênero no mercado automotivo é aprendendo sobre seu carro. Antes mesmo de procurar qualquer oficina, saiba as informações básicas do seu carro. Isso significa qual é o ano, marca, modelo, potência do motor e tudo mais o que puder.

Como você faria uma pesquisa de preços para comprar sapatos, não funciona muito bem para reparos de carros. Então, não ligue para as oficinas para obter consertos prévios. Leve-o para ser diagnosticado primeiro em mais de uma oficina. Se você comparar um veículo ao corpo humano, entenderá que é impossível diagnosticar as anormalidades, sem ouví-lo ou vê-lo em funcionamento.

Seja ou se mostre uma mulher curiosa, interessada, fazendo perguntas, tirando dúvidas e procurando saber do que se trata o problema. Insista em estar perto do carro quando eles estiverem tendo o primeiro contato com seu veículo. Nunca apenas deixe o carro e vá embora, espere a sua vez, entre em contato com o mecânico que vai diagnosticá-lo, fale sobre os ruídos e como tem sido dirigi-lo. Os terrenos que você andou e o histórico do carro, como quilometragem e revisões e defeitos anteriores. 

Como saber se preciso trocar peças do meu carro mesmo

Conheça o cronograma de manutenção de seu carro, quando você deve trocar o óleo, fazer o rodízio dos pneus, trocar as pastilhas de freio e outros reparos recorrentes. Está tudo no manual do proprietário e a ajudará a evitar ser pega de surpresa ou gastar mais, do que o necessário por deixar 

o carro parar e só então ir até uma oficina.

Quando for algum problema fora do habitual, que está sendo apontado para ser trocado por seu mecânico, peça para ver a quebrada que precisa e pergunte que tipo de peças serão usadas para consertá-la, novas, usadas ou paralelas.

Você pode e deve considerar pesquisar em outros canais de compra de peças. Peça que o mecânico anote o nome da peça modelo e veja o valor de uma peça nova na concessionária oficial do fabricante. Elas são sempre mais caras, mas servem de parâmetro de valores. Então, depois veja em sites de Autopeças que vendem peças originais usadas, e em Marketplaces Mercado Livre, Amazon e Americanas, para ver os valores das paralelas.

É bem importante que saiba o seguinte:

  • Loja de peças do fabricante ou concessionárias autorizadas: peças originais mais caras, do que o restante do mercado, bastante confiáveis e de qualidade;
  • Autopeças: existem lojas que vendem peças novas, usadas ou paralelas. Verifique do que se trata os produtos oferecidos antes de comprar, apenas pelo preço mais barato.
  • Na internet: assim como nas lojas físicas, existem vendedores confiáveis, outros nem tanto. Leia os comentários e faça perguntas para entender a qualidade do produto e se a peça realmente é adequada para o modelo do seu veículo.
  • Nas oficinas automotivas: o local que desmontou o seu carro e descobriu que uma peça precisava ser trocada, com certeza tem fornecedores para todos os tipos de peças e ganham uma porcentagem para oferecê-las, em contrapartida, muitas delas são sérias e sabem onde encontrá-las com boa qualidade. Procure uma oficina que cobre valores honestos por seus serviços, para que não seja necessário tentar te passar para trás, cobrando valores absurdos por reposição de peças.

Entenda o que são peças originais e paralelas

As peças originais são aquelas projetadas e produzidas pelo próprio fabricante do veículo. Estas peças são idênticas àquelas instaladas no carro quando este deixa a concessionária em todos os aspectos: tamanho, estrutura, composição e resistência.

Em poucas palavras, estes componentes têm exatamente a mesma durabilidade e confiabilidade do que o veículo foi originalmente fabricado, nem melhor, nem pior. Geralmente, eles têm um valor ligeiramente superior e apresentam uma garantia de adequação entre a peça e o veículo.

Já as peças paralelas, são aquelas fabricadas fora das montadoras dos veículos, geralmente produzidas por grandes fundições e metalúrgicas, especializadas em componentes alternativos as peças originais. Vale ressaltar que, essas peças também obedecem a padrões extremamente rigorosos de qualidade, medição e aplicação, mesmo tendo um preço bem inferior a original – mas com durabilidade e qualidade inferior às originais.

Vale a pena investigar e considerar a compra de peças em autopeças que oferecem garantia, bom preço e produtos de qualidade.

Se você não se sente segura para encontrar um bom mecânico, dê uma olhada nessas dicas que listamos no nosso blog.

Photo by Jan Baborák on Unsplash

Dicas para empoderar mulheres em ambientes automotivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo