Comprar transmissão usada é arriscado?

A maioria das pessoas pensa que trocar a transmissão do carro significa gastar muito dinheiro em peças e mão-de-obra. A verdade é que peças novas são sempre mais caras, mas você pode comprar transmissões usadas bem mais baratas e, e não é tão arriscado quanto você pensa, se comprar com cuidado.

Como funcionam as transmissões?

As transmissões dos carros são composta de engrenagens que giram dentro de uma caixa, que são responsáveis pela potência aplicada ao eixo de transmissão e, consequentemente a velocidade que as rodas do carro vão girar e movê-lo.

Os tipos de transmissões: automática e manual

  • Transmissão manual (conhecidas pela mudança de marcha): exigem que o motorista pressione a embreagem e troque a marcha com sua mão direita.
  • Transmissão automática: mudam de marcha sozinhas enquanto você acelera ou diminui a velocidade.

Tanto as transmissões automáticas quanto as manuais são peças fundamentais no funcionamento dos carros, o que significa que você não pode andar se este componente estiver danificado. E, o que pouca gente sabe é que as peças da transmissão podem chegar a ser mais caras, do que substituir um motor. Por estas razões, muitos mecânicos profissionais aconselham a utilização de transmissão usada.

Quais são os riscos de comprar transmissões usadas baratas?

Um dos maiores riscos de comprar uma transmissão usada é a questão da quilometragem. Por isso, ao procurar por uma peça como essa, você deve procurar saber quantos km o veículo de onde foi retirada percorreu com essa parte, para evitar ser enganado.

A boa notícia é que se você comprar a peça de uma auto peças confiável e bem estabelecida, eles poderão te informar qual a quilometragem do carro e de onde ela veio. Assim, com um pouco de pesquisa, você saberá quantos km mais, poderá percorrer com a transmissão a ser adquirida.

Como regra geral:

  • Novas transmissões duram, em média, entre 150.000 e 200.000 km.
  • Transmissões usadas normalmente duram 50.000 km ou mais.

Em muitos casos, uma transmissão usada durará além da vida útil do próprio carro. Isto é especialmente verdade, se o seu veículo já tem quilometragem alta. 

Danos Potenciais

É quase impossível dizer se uma transmissão foi danificado apenas analisando externamente. As partes de trabalho de uma transmissão não são visíveis a menos que você a desmonte, e mesmo os mecânicos especializados teriam dificuldade em detectar um problema sem realmente testar a peça.

Conclusão: você tem que confiar na oficina que está levando seu carro, e sobretudo, na loja de auto peças que comprará uma substituta para a sua transmissão. Não se engane, não é maioria dos profissionais que compram as suas peças usadas em lojas de confiança, com bom histórico e anos de experiência no ramo. Então, não deixe tudo na mão do seu mecânico, faça sua pesquisa de perto, como deduzo que esteja fazendo ao chegar neste artigo.

Quais são os benefícios de comprar transmissões usadas baratas perto de mim?

Apesar de alguns riscos, muitas vezes vale a pena substituir uma transmissão comprometida por uma usada. O ponto é encontrar transmissões usadas para venda perto de você, que sejam acessíveis e que durem a vida útil de seu veículo.

Preço acessível

O benefício número um de comprar transmissões usadas é que elas são significativamente mais barata que uma nova – geralmente muitos reais a menos. Se você chegar a conclusão que uma peça nova ou o conserto da sua atual é muito caro, procure lojas de peças usadas que essa pode ser a mais adequada para você.

Enquanto a maioria das peças usadas são “compradas por sua própria conta e risco”, há alguns vendedores respeitáveis que garantem a qualidade de suas peças. As autopeças confiáveis, como a Genebra Autopeças, oferecem garantia de 90 dias nas transmissões usadas que revende. Assim, se algo quebrar durante o transporte ou dentro dos primeiros 90 dias de uso, você poderá obter uma substituição sem custo adicional.

Verifique aqui a Políticas de Troca e Devolução em detalhes. 

Como comprar uma transmissão usada sem o risco?

Encontrar uma loja de peças usadas confiável e respeitável é a chave para evitar ser enganado ao comprar a sua transmissão usada.

Procure pelos comentários online antes de fechar seu pedido: você não vai querer comprar peças de uma loja com comentários ruins, né? Ou ainda pior, só percebê-los depois que algo desagradável se passar com você. Tenha cuidado com os vendedores que só têm comentários positivas on-line, ou muito poucas avaliações. 

A loja deve ter uma localização física: cuidado com os vendedores ou lojas de peças que apenas listam suas peças on-line e não têm uma localização física anexada ao seu nome. Muitas vezes, estes são corretores de peças que simplesmente compram peças on-line e as revendem a um preço mais alto sem tê-las em seu estoque. Isto é especialmente arriscado porque o vendedor não tem a peça em sua posse, portanto não podem garantir a qualidade da peça ou o estado do carro do qual foi puxado.

Onde posso encontrar transmissões usadas baratas para venda perto de mim?

Você pode procurar anúncios nos classificados como Mercado Livre e Amazon ou tentar encontrar um vendedor individual, mas não há garantia sobre a qualidade ou quilometragem da peça.

O melhor lugar para encontrar transmissões usadas é achar um desmanche autorizado de peças automotivas como boa reputação, como a Genebra Autopeças. Existem muitos carros que não podem mais circular, que ainda têm peças em ótimas condições. 

Quando se trata de qualquer peça usada, é tudo uma questão de reputação. Se você estiver comprando uma transmissão usada, certifique-se disso:

  • Vem de um vendedor ou loja de peças automotivas usadas confiável e respeitável.
  • Inclui uma garantia de pelo menos 90 dias;
  • Tem a quilometragem apropriada para seu carro.

Se você precisa de suporte para encontrar uma transmissão usada para o seu carro e não encontrou na nossa loja virtual, pode entrar em contato via WhatsApp, que um dos membros da nossa equipe o ajudará a encontrar exatamente o que você precisa.

Comprar transmissão usada é arriscado?
Rolar para o topo