O que saber antes de comprar rodas usadas

Se tiver uma roda danificada, as rodas usadas são uma forma fácil de manter o seu carro a rodar sem ter de desembolsar uma tonelada de dinheiro. Ou, pode trocar um conjunto de rodas para dar ao seu carro uma rápida atualização que certamente fará com que o seu carro se destaque.

O que são rodas OEM

A sigla OEM significa em tradução livre “Fabricante de Equipamento Original”. Ou seja, as rodas OEM são as rodas originais que são instaladas quando o carro sai da fábrica ou rodas de reposição feitas pela mesma empresa. Algumas vezes são chamadas de rodas genuínas ou de fábrica. Por exemplo, as rodas OEM para um Nissan March são fabricadas pela Nissan.

Os especialistas em automóveis preferem utilizar peças originais de fábrica, porque são projetadas especificamente para o veículo e, portanto, proporcionam um melhor ajuste e rodagem mais segura. Embora, geralmente sejam mais caras do que as peças de reposição, a maioria dos mecânicos dirá que vale a pena pagar a diferença por uma original. Além disso, você pode obter um preço muito melhor se comprar rodas usadas em boas condições.

Qual é a diferença entre as rodas e as jantes

Tecnicamente, uma jante é a borda de uma roda, enquanto a roda é toda a peça metálica que gira ao redor do eixo. No entanto, as pessoas usam tanto a jante quanto a roda de forma intercambiável para se referir à roda inteira.

Por exemplo, quando alguém diz que está comprando um novo conjunto de jantes, ele está comprando quatro rodas novas para seu carro.

Como você sabe que está adquirindo rodas usadas de qualidade

Se você for adquirir numa autopeças que faz a revenda de rodas usadas ou num ferro-velho, você deve sempre inspecionar suas condições antes de comprá-la. Algumas, mas não todas as lojas de autopeças passam por rigorosas verificações de qualidade, mas em um ferro-velho, o que você vê é o que você recebe.

Ao avaliar a qualidade de uma roda usada, o mais importante que ela seja estruturalmente sólida, sem rachaduras, amassados, ou marcas de fissuras anteriores. Danos superficiais ou arranhões são aceitáveis, desde que não comprometam o eixo e curvatura original. Aros ou rodas que apresentam rachaduras significativas podem ter perdido sua integridade estrutural e podem causar acidentes, a depender dos terrenos onde será utilizada ou até mesmo se pegar um buraco em alta velocidade.

A maneira mais fácil de ter certeza de que você está recebendo uma roda usada de alta qualidade é comprar somente em uma loja de autopeças que garanta seus produtos, como na Genebra. Assim fica mais seguro encontrar seu conjunto de rodas usadas, sem precisar ficar se perguntando se o que comprou está em boas condições.

Como você testa rodas usadas para detectar defeitos

A melhor maneira de testar rodas em busca de defeitos é inspecioná-las visualmente e testá-las em seu carro, mas ao comprar uma roda usada, nem sempre é possível experimentá-las antes de comprar. Se você não puder testar, tente os seguintes métodos para determinar se a roda vale o seu dinheiro:

  • Verifique a borda externa da roda, assim como a dianteira e a traseira. Qualquer dobra, rachadura ou dano visível significa que há um risco maior de dobrar mais, e pode até causar um pneu furado;
  • Procure por qualquer corrosão/ferrugem, fissuras ou lascas de tinta;
  • Verifique a qualidade dos furos dos parafusos no centro da roda. Evite qualquer roda que tenha furos de parafusos danificados;
  • Role a roda sobre uma superfície plana e limpa. Se você observar qualquer movimento oscilante ou lateral, é provável que seja porque a roda está dobrada.

Quanto custam as rodas usadas em uma autopeças

Rodas usadas que são reaproveitadas de veiculos que deixaram de circular é uma boa alternativa, e você pode encontrar de diversos valores a depender do modelo do carro, tamanho, quilometragem e do material de que é feita. Os fatores que determinam o preço de uma roda usada são:

  • Tamanho – diâmetro da roda não incluindo o pneu;
  • Material – rodas de aço, rodas de liga leve, ou rodas de alumínio;
  • Condição – quanto menos danos, mais a roda vale;
  • Qualidade – originais vs. mercado de reposição.

As rodas novas que você pode comprar em uma loja de pneus ou em uma concessionária são as mais caras. As rodas de reposição são geralmente mais baratas (a partir de cerca de R$ 300,00 cada), embora as rodas especiais de reposição possam custar até R$ 2.500,00 cada.

O aço é o menos caro e o mais durável, mas são pesadas e não são ideais para aceleração rápida. As rodas de liga são uma combinação de metais mais leves que têm um visual mais esportivo, economizam combustível e proporcionam uma melhor experiência de condução.

Onde posso encontrar rodas usadas perto de mim

O melhor lugar para encontrar bons negócios em rodas originais usadas é uma loja de autopeças especializada em vendas de peças usadas para carros. Procure a Genebra Autopeças e tenha a certeza de que encontrará garantia e qualidade, pois verificamos todos os nossos produtos antes de colocá-lo em nossos estoques.

O que saber antes de comprar rodas usadas
Rolar para o topo