Motor usado a venda: o que considerar antes de comprar

De concessionárias, lojas de autopeças, revendas a desmanches, há toneladas de lugares onde você pode encontrar motores usados a venda. A chave é encontrar um motor usado de qualidade e procedência, para que dure o resto da vida útil de seu carro, sem causar mais problemas.

O que considerar ao escolher um motor usado

Determinar a qualidade de um motor usado é difícil, mesmo para mecânicos experientes. Para ter certeza de que você está obtendo um motor usado de melhor qualidade, certifique-se de comprar um que atenda aos quatro requisitos a seguir:

  • Menos de 100.000 km rodados: os motores com quilometragem inferior a este número, vão lhe garantir maior tempo de uso e rodagem futura – tenha isso em mente.
  • Qualidade testada: apenas o fato de um motor funcionar quando o veículo foi desmontado, não significa que ele continua em bom estado hoje. Assegure-se de que o motor tenha sido inspecionado antes de comprar, para que você saiba que está adquirindo um motor que funciona.
  • Garantia: a garantia de no mínimo 90 dias, após a compra de motor usado, fará com que você receba uma nova peça, caso algo esteja ruim ou quebre nos primeiros meses. Especialistas recomendam uma garantia de pelo menos três meses em motores usados.
  • Vendedor confiável: infelizmente, algumas pessoas que compram e vendem peças usadas para automóveis não têm boas intenções. Por isso, só compre de empresas que comprovaram sua reputação, de preferência que tenham lojas físicas e regulamentação para efetuar o desmanche. Confira os comentários da empresa on-line e faça sua pesquisa.

Se o motor não atender a estes requisitos, é uma jogada arriscada. Você pode acabar com um motor que não funcionará bem e só descobrirá assim que colocar no seu carro.

Qualidade motores usados vs. motores novos

Se o custo não fosse um fator, todos consertariam seu carro com peças novas e originais. No entanto, as peças automotivas novas, especialmente os motores, são muito caros. Em muitos casos, substituir um motor por um novinho em folha, pode custar mais ou o mesmo valor de um carro novo.

Como a maioria dos motoristas não pode se dar ao luxo de atualizar ou comprar um veículo novo quando seu motor quebra, eles ficam com três opções em sua frente:

  • Vender o carro a um preço mais baixo, para o futuro dono faça o reparo;
  • Peça a seu mecânico que tente consertar o motor, efetuando apenas a troca de algumas peças – ainda que isso não seja garantido;
  • Substituir o motor antigo, por um motor usado de qualidade que esteja sob garantia.

Normalmente, encontrar um motor usado a venda é a maneira mais econômica de colocar seu carro de volta na estrada. Os motores usados também são a melhor opção se seu veículo for mais antigo ou tiver uma quilometragem alta. Até porque, colocar um motor novo em um carro antigo raramente vale a pena, pois é apenas uma questão de tempo até que outros componentes comecem a falhar, tornando seu novo motor um desperdício de dinheiro.

Quanto tempo duram os motores usados de qualidade

Você pode esperar que motores usados de boa qualidade durem cerca de 75.000 a 100.000 km rodados, a partir do momento da compra. Mas são muitos os fatores que determinam quanto tempo um motor usado vai durar. Veja como a seguir como obter uma estimativa aproximada com uma fórmula simples:

Vamos começar anotando a vida média total do motor de um carro: 200.000 km rodados. Agora, se você subtrair a quilometragem do motor usado pela média de durabilidade apresentada, você ficará com uma estimativa de quantos km mais o motor durará.

Em seguida, divida esse número por quantos quilômetros você dirige em um ano, de acordo com a sua realidade e deslocamento médio. 

Exemplo: Percorre cerca de 20.000 km/ano e está interessado num motor de 80.000 km rodados = (200.000 – 80.000) = (120.000 / 20.000) = 6 anos – este motor pode durar ainda mais 6 anos em seu veículo. 

Tenha em mente que a quilometragem não é tudo. Nunca compre um motor que não tenha sido testado quanto à qualidade e evite os vendedores que não revelam a procedência do motor. Sempre exija a comprovação de quilometragem (foto do odômetro) e solicite informações do veículo que este foi removido como: gravidade da colisão (para garantir que a colisão não afetou o motor), baixa do Detran, nota fiscal e garantia.

Qual é o melhor lugar para comprar motores usados on-line

Embora possa ser tentador economizar dinheiro e conseguir um motor mais barato, isso pode significar adquirir um motor de alta quilometragem e isso a longo prazo não vale a pena. Se você comprar um motor “meia vida”, terá que pagar para removê-lo e substituí-lo pela segunda vez.

Então, a dica é procurar motores regulamentados e com procedência e que sejam revendidos por autopeças com anos de experiência no ramo. Para que saibam o que estão fazendo quando se trata de remover peças de carros, testando sua qualidade e armazenando-as com segurança para que não fiquem expostas a desgastes futuros. Se você comprar de um vendedor particular, o estado e a confiabilidade do motor não serão garantidos.

Com tudo isso para pensar, encontrar um motor usado de alta qualidade pode parecer assustador, mas é mais fácil do que você pensa. Lojas de autopeças usadas e confiáveis, como Genebra Autopeças, facilitam que você encontre o motor certo para você e enviam diretamente para sua oficina, poupando-lhe uma viagem até a loja.

Felizmente, você pode procurar motores usados para venda em nossa loja virtual com tranquilidade. Cada item, incluindo motores, é inspecionado quanto à qualidade e vem com uma garantia de 90 dias. Verifique nosso catálogo on-line e volte a colocar seu carro na estrada hoje mesmo.

Motor usado a venda: o que considerar antes de comprar
Rolar para o topo